
W O R K S H O P
Esculpir a energia no espaço: o treinamento do ator
com Fernando Montes
Assistência: Gabriela Amado
A partir dos exercícios “plásticos” criados no Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski e de outras formas de treinamento, abordaremos a relação entre os exercícios e a criação. Durante o trabalho, a atenção será concentrada na relação-ação entre “corpo físico” e “corpo interior”, tratando a sua expressão através de elementos fundamentais da vida orgânica, como: impulso, energia, centro, fluidez, equilíbrio, capacidade de reação, precisão, ritmo e contato. Neste trabalho, o treinamento é entendido como um veículo de integração, transformação e criação, a partir do reconhecimento de si mesmo e visando à autonomia criativa do ator.
Quando: de 27 de junho a 01 de julho, das 09h às 13h
Onde: sede do Grupo Teatral Moitará – Rua Joaquim Silva, 56 / 3° andar – Lapa
P A L E S T R A
O treinamento do ator: nos rastros de Grotowski, uma experiência latino-americana
com Fernando Montes
Tradução Consecutiva: Gabriela Amado
Fernando Montes foi um dos artistas convidados pela UNIRIO para participar do Seminário Internacional Grotowski 2009. Esta nova palestra marca a continuidade de sua colaboração com o Núcleo de Pesquisa do Ator, projeto de extensão coordenado pela Prof. Tatiana Motta Lima e responsável por ambas as atividades.
Quando: dia 27 de junho, às 19h
Onde: Sala do Audiovisual da Escola de Teatro da UNIRIO – Av. Pasteur, 436 – Fundos – URCA
OBS: A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados.
Clique aqui para ler, na íntegra, a entrevista que Fernando Montes concedeu durante o ECUM 2011: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=168806,OTE&IdCanal=4
FERNANDO MONTES
O colombiano Fernando Montes – ator, diretor artístico e fundador do Teatro Varasanta – teve boa parte de sua formação na França e na Itália, tendo estudado com: Jacques Lecoq, Monica Pagneux, Ryszard Ciéslak, Jerzy Grotowski e Maud Robart. Integrou o Workcenter of Jerzy Grotowski de Pontedera entre 1988 e 1992, sendo um dos únicos latino-americanos em atividade a participar das investigações sobre a “arte como veículo”, última fase de trabalho de Grotowski. Desde então, é professor-pedagogo convidado por diferentes Universidades e Instituições (nacionais e estrangeiras) para ministrar cursos sobre o “treinamento do ator”. O Teatro Varasanta, que existe desde 1994, já participou de inúmeros festivais de teatro, tendo se destacado com as seguintes obras: La conferencia de los pájaros, adaptação de Carriére do poema de Farid Uddin Attar; Los Hermanos Karamazov, adaptação da novela de Fiodor Dostoievski; El primer hermano, fábula apócrifa; Flores Fieras, criação do grupo; Kilele- una epopeya artesanal (Prêmio Nacional do Ministério da Cultura 2005); e Ánimula, Vágula, Blándula. Também dirigiu o espetáculo Mujeres en la guerra e A Dónde el Camino Irá, com a atriz Carlota Llano. Sua última produção: Fragmentos de libertad 200 años: Libertad en proceso foi premiada com a Bolsa Nacional de Criação do Ministério da Cultura da Colômbia em 2009.
No Brasil, Fernando Montes já ministrou workshops: no Rio de Janeiro e em Santa Maria (Seminário Grotowski 2009 – UNIRIO e UFSM-RS); em Fortaleza e João Pessoa (SESC); em Campinas (LUME); em São Paulo (Périplo Produções e Cia.Balagan); em Belo Horizonte (ECUM 2011 – UFMG/Funarte); em Uberlândia (Festival Latino-americano de Teatro Ruínas Circulares – UFU/Funarte). Seu espetáculo Fragmentos de libertad já foi apresentado em: Campinas (Espaço Semente – LUME); João Pessoa, Juazeiro do Norte e Crato (Mostra SESC Cariri 2010); Uberlândia, no mesmo festival em que conduziu seu workshop; na VI Mostra Latino-americana de Teatro de Grupo (Centro Cultural de São Paulo).
Assistente de Fernando Montes: Gabriela Amado
Bacharel em Interpretação e Direção Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição em que atuou como professora. Integrante e co-fundadora do Teatro VagaMundo, no qual dirigiu os espetáculos de clown La Perseguida e Banana com Canela. Fez assistência de direção de Eduardo Okamoto no espetáculo Uma Estória Abensonhada. Foi atriz-pesquisadora do grupo de pesquisa em Artes Cênicas “Vagabundos do Infinito”, sob a direção de Paulo Márcio Pereira. Integrou a Cia. Mínima de Teatro entre 2005-2007. Desde 2009, desenvolve um processo colaborativo com Fernando Montes sobre o treinamento e a organicidade no trabalho do ator.
+Info:
No hay comentarios:
Publicar un comentario